Título
Olhares negros na Biblioteconomia: epistemologias contra-hegemônicas
Descrição
A palestra Intitulada "Olhares negros na Biblioteconomia: epistemologias contra-hegemônicas", a palestra contou com mediação de Franciéle Garcês e com a participação da Professora Dra. Gláucia Vaz e do Professor Dr. Erinaldo Dias Valério, abordaram reflexões de como a biblioteca pode ser um instrumento na luta antirracista.
Protagonista(s)
Data de realização
24/06/2020
Duração
1h32min22s
Categoria
Live
Palavras-chave
Biblioteconomia negra | Ciência - Serviços de informação | Contra-hegemônico | Epistemologia | Serviços de informação
Veiculação
YouTube
Evento
Encontro com a ACB
Canal/Perfil
Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB
Organização
Associação Catarinense de Bibliotecários - ACB
País
Brasil
Idioma
Português
Intérprete de libras
Não
Tradução simultânea
Não
Legendas
Não
Auto descrição
Não
Descrição da multimídia (Decupagem)
Participantes
Franciéle Garcês
Bibliotecária negra, Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação. Diretora de Marketing e Propaganda na Associação Catarinense de Bibliotecários. Idealizadora e gestora do Quilombo Intelectual. Coordenadora do Selo Nyota. Organizadora de obras sobre questões étnico-raciais e protagonizadas por pessoas bibliotecárias negras. Pesquisadora e ativista da Biblioteconomia Negra Brasileira e Americana.
Gláucia Vaz
Professora universitária e Doutora em Ciência da Informação. Tem interesse em pesquisas sobre estudos de usuários e práticas informacionais em arquivos e bibliotecas. Atualmente desenvolve projetos e pesquisas sobre leitura, literatura e representatividade negra na mídia. Membro do laboratório de informação antirracista "Alaye".
Erinaldo Valério
Graduação em Biblioteconomia (UFC/Campus Cariri) e doutorado em Ciência da Informação (PPGCI/UFRJ-IBICT). Professor de biblioteconomia na Universidade Federal de Goiás (UFG). Realiza estudos que discutem as relações étnico-raciais, notadamente na formação de bibliotecários/as.
Data de inclusão
11/09/2020