Título
Literatura negra: produção, acesso e mediação da leitura
Descrição
Live com a participação de Jéssica Balbino, Vagner Amaro, Ketty Valencio e Ueliton dos Santos Alves, sob mediação de João de Pontes Junior, tratando sobre o tema: Literatura negra: produção, acesso e mediação da leitura.
Protagonista(s)
Alves, Ueliton dos Santos | Amaro, Vagner da Rosa | Balbino, Jéssica | Valencio, Ketty Margarete
Mediação
Data de realização
07/08/2020
Duração
2h05min02s
Categoria
Live
Palavras-chave
Atuação bibliotecária | Literatura > Literatura negra | Mediação de leitura
Veiculação
YouTube
Canal/Perfil
CRB-8 SP
Organização
Conselho Regional de Biblioteconomia 8 (SP)
País
Brasil
Idioma
Português
Resumo
Sobre os participantes:
Jéssica Balbino
Jéssica Balbino é jornalista, mestre em comunicação e acredita que pode transformar o mundo através das narrativas. É criadora e editora do Margens, projeto que difunde conteúdo sobre mulheres periféricas na escrita. Curadora de eventos literários em todo país. Autora dos livros "Hip-Hop - A Cultura Marginal", "Traficando Conhecimento" e “gasolina & fósforo - meu corpo em chamas” (no prelo).
Vagner Amaro
Vagner Amaro é bibliotecário, jornalista e editor. Especialista em Gestão Cultural pela Universidade Estácio de Sá, Mestre em Biblioteconomia pela Unirio e doutorando em Literatura, cultura e contemporaneidade pela PUC-Rio. Fundou em 2015 a Editora Malê, voltada para a promoção da literatura de autoria negra.
Ketty Valencio
Ketty Valencio é bibliotecária e livreira. Formada em Biblioteconomia pela FESPSP e possui especializações em Bens Culturais pela FGV/SP e em Gênero e Diversidade na Escola pela UNESP. Proprietária da Livraria Africanidades, empreendimento de pequeno porte nascido em 2014, com formato de loja virtual e física, que tem um acervo especializado em literatura negra e feminista.
Fez parte como pesquisadora e também como uma das idealizadoras do projeto aprovado pela PROAC 2014, de publicação impressa e websérie “Mulheres de Palavra: um retrato das mulheres do rap de São Paulo”. Também foi uma das responsáveis pelo projeto “Mercado Negra” que consiste em economia solidária que tinha como protagonismo o empreendedorismo da mulher negra. Atualmente faz parte do projeto aprovado pela PROAC 2018, “Inki Dudu - Pretas de Rua: Graffiti, Gênero e Etnicidades”, juntamente com outras colaboradoras, que resultará na criação de um livro catálogo de arte de graffiti realizados por artistas mulheres negras moradoras de São Paulo, Grande São Paulo, interior e litoral de São Paulo.
Ueliton dos Santos Alves
Ueliton dos Santos Alves é Bacharel em Ciências da Informação, da Documentação e Biblioteconomia pela USP- Ribeirão Preto. Entende-se como um Bibliotecário agitador cultural. Trabalha na SP Escola de Teatro onde coordena uma biblioteca especializada em teatro, arte e cultura. Atua em uma proposta decolonial para o acervo, buscando por novos referenciais e narrativas que ajudem a descontruir uma visão eurocêntrica das artes. Com as provocações que surgiram a partir do fortalecimento de sua consciência racial e pelas demandas apresentadas em seu espaço de atuação profissional, passa a buscar referências decolonizadoras para pensar o campo da Biblioteconomia.
Intérprete de libras
Não
Tradução simultânea
Não
Legendas
Não
Auto descrição
Não
Data de inclusão
03/11/2020





