Título
Crise da Verdade, autoengano e competência crítica em informação (Segunda aula)
Descrição
A notoriedade recente de termos como Fake news e pós-verdade, assim como o alarme geral suscitado pelos fenômenos aos quais se referem, sugere que enfrentamos uma crise da verdade sem precedentes desde o estabelecimento da hegemonia da cultura científica na modernidade, só comparável ao sucesso da propaganda nazista nos anos 1930-40.
Uma característica dessa crise atual é a proliferação do autoengano diante de evidências fartas que deveriam contrariá-lo, característica da definição consagrada de pós-verdade.
Protagonista(s)
Data de realização
27/05/2020
Duração
1h51min
Categoria
Curso
Palavras-chave
Competência crítica em informação | Desinformação | Fake news | Pós-Verdade
Veiculação
YouTube
Evento
Escola de outono
Canal/Perfil
PPGCI IBICT UFRJ
Organização
PPGCI IBICT UFRJ
País
Brasil
Idioma
Português
Intérprete de libras
Não
Tradução simultânea
Não
Legendas
Não
Auto descrição
Não
Data de inclusão
11/09/2020
Informações complementares
Os objetivos do curso são:
1) demonstrar a relação entre essa crise da verdade e as diversas modalidades de desinformação sócio tecnicamente mediadas que nos assolam, das mídias convencionais às novas redes digitais, o que envolve um debate articulado entre epistemologia, na acepção ampla de teoria do conhecimento, científico ou não, e economia política da informação;
2) defender a necessidade do desenvolvimento teórico e aplicado da competência crítica em informação (CCI) como forma de combater a crise apontada, apresentando um modelo de CCI em sete níveis. Explora-se um diálogo com a filosofia em torno de alguns debates de referência sobre a questão da verdade, com ênfase na crítica tanto ao dogmatismo quanto ao relativismo. Dialogamos com Platão, Aristóteles, Kant, Hegel, Gramsci, Marcuse, Ilyenkov e Capurro.